As melhores viagens com a Stop and Go

TURKS E CAICOS

Frequentado por hollywoodianos e milionários
 
Com 320 dias de sol, temperatura média de 28ºC, o arquipélago de Turks e Caicos, formado por 40 ilhas, parece ser mesmo o destino do momento no Caribe. Astros hollywoodianos já elegeram esse paraíso terrestre para tirar uns dias de folga, entre eles Bill Gates, Oprah Winfrey, Will Smith, David Beckham e Kaká. Belas praias de areia branca e águas azuis cristalinas vêm seduzindo visitantes americanos e europeus, que chegam diariamente à Ilha de Providenciales, a mais importante, embora não seja a capital. Vizinho da República Dominicana e das Bahamas, o arquipélago é território britânico onde o dólar americano é moeda corrente.

Turks e Caicos oferecem beleza natural em abundância - recifes perfeitos para a prática de mergulho e snorkeling - e é ainda habitat de golfinhos, baleias, arraias, tartarugas marinhas e flamingos. Na região você encontra um dos resorts mais exclusivos do mundo, o Amanyara, localizado em Providenciales.

As ilhas de Turks e Caicos ficam a menos de 90 minutos de voo de Miami. As ilhas mais conhecidas são Providenciales, North Caicos, Middle Caicos, East Caicos, South Caicos, West Caicos e Grand Turk - esta última abriga a capital, Cockburn Town. Porém, são nas duas primeiras ilhas que estão a maioria das acomodações de hotelaria.

Descobertas por Cristóvão Colombo em 1492, as ilhas habitadas por uma população de origem africana tornaram-se independentes do Reino Unido na década de 80. Porém, acabaram preferindo continuar a ser governadas como território da Coroa britânica. Providenciales, ou Provo, como é chamada pelos locais, é a mais populosa do arquipélago, e a preferida dos turistas. Com 40 quilômetros de extensão, dá para atravessá-la de carro em apenas 35 minutos. Tem longas faixas de areia, e suas principais praias são Blue Hills e Grace Bay. Restaurantes estão espalhados ao longo de Blue Hills, com destaque para o popular Conch Shack e Rum Bar, num trecho da praia protegido por coqueiros, as mesas de madeira instaladas na areia ficam de frente para um belo "tapete" das famosas conchas gigantes, acomodadas na linha da arrebentação. A bebida exclusiva de Turks e Caicos é o rum Bambarra. Levar uma garrafa para casa, na volta da viagem, é quase obrigatório.

Grace Bay é a praia mais badalada de Provo. De águas mornas e calmas é ali que estão inúmeros hotéis, o local também é perfeito para a prática de esportes náuticos. Quem se hospeda em Grace Bay saberá o que é mordomia. Os melhores hotéis mimam seus hóspedes, seja mantendo uma equipe de garçons na areia ou instalando sofás e chaises longues na beira do mar. Para quem busca diversão depois do pôr do sol, a sugestão é passear no centrinho de Grace Bay, onde estão as lojas que vendem artesanato, roupas e joias. Outra dica é conhecer a fazenda de conchas da ilha, a Caicos Conch Farm. Para aproveitar a vida noturna, a marina de Turtle Cove é a direção. Este trecho de Provo concentra bares e restaurantes. Também há um cassino funcionando na ilha. Partindo de Providenciales, há passeios até West Caicos, região repleta de praias selvagens e dona de belos manguezais.

A West Caicos é uma das ilhas mais procuradas para a prática de snorkeling, o mergulhador vai encontrar desde pequenos peixes em cardumes até arraias e tartarugas. Com sorte, é possível avistar golfinhos. Se o visitante preferir algo ainda mais tranquilo, barcos com fundo de vidro costumam sair da marina de Turtle Cove, para que os passageiros possam admirar a fauna e a flora subaquáticas sem precisar fazer snorkeling.

CAPITAL: Cockbum Town
MOEDA: Dólar
IDIOMA: Inglês 

melhor epóca para visitar

As temperaturas são amenas o ano inteiro. No inverno, os termômetros não se afastam dos 21ºC. No verão, costumam manter a média de 28ºC.

Onde Visitar

- Grand Turk
- Middle Caicos
- North Caicos
- Porto Cockburn
- Providenciales
- Salt Cay
- South Caicos

Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais